segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Entre as emoções, a lei e a arte.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0

 


 Grafite sempre foi um tema bastante polêmico, arte ou sinônimo de transgressão? Na década de 60, em Paris, foi adotado como contracultura, mas ganhou força nos guetos americanos somando-se a cultura hip hop bastante influente na época. Porém, a partir da promulgação da lei número 12.408 de maio de 2011, que altera o artigo 65 da lei número 9.605 de fevereiro de 1998, o grafite passou a ser descriminalizado, exceto em casos onde não há a prévia autorização para execução da arte, a comercialização de tintas em embalagens aerossol também não é permitida para menores de 18 anos em todo o território nacional.

   Pichar edificações ou monumentos urbanos continua sendo proibido e acarreta pena de até um ano de detenção mais multa. Atualmente considera-se que o grafite tenha enorme valor cultural, histórico e social, e seja relevante e representativa fonte dos sentidos e contextos das cidades, que por sua vez é entendida como mensagem e meio, simultaneamente, ao veicular o grafite.

   Pode se considerar, portanto que, o espaço não só é um suporte para a criação, como sua matéria-prima. Seu público-alvo torna a ser qualquer pessoa que cruze aquele trajeto e visualize sua mensagem.

   O grafite pode ser considerado como uma forma de expressão, uma vez que busca externalizar as emoções do autor. Segundo o Dr Ehrenfried O. Wittign“A pichação, ou especialmente o grafite são expressões de concepções de emoções com conotação ou tradução de alegrias, ansiedades, sofrimentos, para incomodar, agredir, desafiar, transformar, decorar, gritar ou por prazer, como outras artes.”

   Também expressam insatisfações pelo estado de vida, injustiças, auto realização, exposição pública e comunicação.

   O grafite, como forma de arte, provoca algum tipo de emoção no espectador. Ainda que nenhuma obra cause exatamente a mesma sensação, existe uma característica em comum entre elas: a estética. Esta, inclusive, de acordo com Clive Bell diferencia obras de arte de pinturas descritivas, pois liga o observador à criação sentimentalmente.

   O fato é que o ser humano tem necessidade de manifestar seu interior, e é excelente que ele o faça, para que possa prosseguir com uma vida mais leve, saudável e feliz. Porém é de extrema importância que sejam mantidos os princípios éticos e legais. A expressão é positiva desde que não interfira negativamente no espaço do próximo. Praticar o graffiti é artístico, executar a pichação é criminoso.

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog