quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ITALO PEÑARRUBIA E LEONARDO RUIZ

quarta-feira, 5 de novembro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0

EM BUSCA DE UM MESMO SONHO


Italo Peñarrubia e Leonardo Ruiz

Em vésperas da 2º Etapa da Copa Brasil de Skate Vertical, conseguimos entrevistar dois jovens skatistas profissionais que já participam da elite do skate vertical do Brasil. Meninos de Santo André, ABC paulista, que começaram a andar quando crianças com equipamentos amadores, sem nenhuma intenção profissional e hoje estão aí, “pau a pau” com os grandes nomes nacionais e internacionais do skate.
De volta à pista Urgh Tent Verthouse (pista da Tent Beach) em Santo André, eles relembram o começo de tudo. Preparadíssimos, os garotos deslizavam com seus skates, dando uma palinha de que iriam com tudo para a disputa do campeonato. Dito e feito.  O resultado no último sábado foi dobradinha andreense, 2º lugar Italo Peñarrubia e 1º Lugar Leonardo Ruiz. Estes são os brothers que vocês vão conhecer agora.
Conversamos primeiramente com Italo Peñarrubia, 23 anos de idade, 10 anos de skate, sendo 2 deles como atleta profissional. Tatuagens, sorriso na cara e muita humildade. Vamos lá?

SKATE IN FOCO: Por que você escolheu o skate como esporte?
“Foi nesta pista que eu iniciei a minha carreira, dei os primeiros passos, cresci para chegar aonde eu cheguei. Comecei a andar de skate porque eu morava em um prédio em frente a esta pista. Ganhei um dinheiro de dia das crianças dos meus pais, fui numa loja do shopping e comprei um skate bem tosco, assim, para iniciar. Comecei a aprender manobra, manobra, manobra, vieram marcas, campeonatos e estou até hoje aí no trabalho, cheio de vontade  de continuar até as pernas não agüentarem mais.”
         
            SKATE IN FOCO: Você teve o incentivo dos seus familiares?
            “No começo os meus pais falavam “você vai comprar um skate, vai se machucar”. É o que todos os pais falam, mas depois eles me incentivaram bastante porque a gente tem que fazer o que gosta, o que a gente faz melhor.”

SKATE IN FOCO: Muito jovem você ganhou ouro no X-GAMES. O que mudou na sua vida após esta conquista?
Italo Peñarrubia
 “Quando eu comecei a ir para o exterior, em 2008, consegui me classificar bem. Em 2010 ganhei a medalha de ouro do X-GAMES, que foi muito importante para eu perceber que não basta somente treinar, mas também acreditar. Eu estava muito confiante, até corri o campeonato com meu skate quebrado. Logo, a força de vontade e a fé falaram muito mais alto. Minha vida mudou bastante depois desta conquista, a minha cabeça, o meu modo de pensar e também a minha carreira, por conta do reconhecimento das pessoas.”

SKATE IN FOCO: Como você vê este esporte?
 “Na verdade, o skate é muito diferente dos outros esportes, a gente é muito unido. Não tem rivalidade como no surf, que os caras brigam para pegar uma onda. Tudo bem que a onda não vem toda hora mas a gente no skate fica ajudando, olhando as pessoas andarem, falando “ó, arruma o pé aqui, seu corpo...”. Então a gente é bem unido, anda com as crianças que estão começando aqui na pista e eu quero ver é isso, evolução, a nova geração crescendo e o esporte se desenvolvendo.”

SKATE IN FOCO: O que é o skate na sua vida?
 “O skate pra mim há 2 anos atrás era só uma diversão. Aí eu me profissionalizei e agora é um trabalho mas continua sendo uma diversão muito boa. Me equilibra mentalmente, me faz bem, o que me traz dinheiro, minhas amizades, skate é tudo.”

SKATE IN FOCO: Como é o seu dia a dia?
 “A gente não tem obrigação como os outros atletas, nós fazemos a nossa rotina. Eu ando 3, 4 horas por dia, quatro vezes por semana e fico treinando as linhas de campeonato para quando chegar na hora conseguir acertar, também tem os treinos acadêmicos e os cuidados relativos a uma alimentação saudável. A minha vida normal a parte eu consigo levar tranquilamente, eu pulo de pára-quedas, eu gosto de andar de kart, eu gosto de surfar.”

Italo Peñarrubia
            SKATE IN FOCO: Qual a importância dos patrocínios?
“Os patrocínios são incentivos para o atleta continuar a ter motivação, suporte, para mostrar ao mundo inteiro que no Brasil têm grandes atletas também, pois estamos sempre entre os dez primeiros classificados, inclusive na Mega Rampa.”
  
          SKATE IN FOCO: O que falta para este esporte crescer ainda mais no Brasil?
“O esporte está crescendo muito de uns três anos para cá. Grandes empresas estão entrando, como Banco do Brasil, Sedex, um monte. Para continuar este crescimento é preciso mais incentivo do governo, fazer mais pistas públicas, porque o Brasil não é mais o país do futebol, viu esse 7x1 que a gente tomou? Brasil é o país do skate, do surf, Medina aí destruindo tudo. A gente tem que fazer outros esportes crescerem juntos também.”

SKATE IN FOCO: Cite 3 curiosidades.
     ·         Além do skate, gosto bastante de mexer com comida. No futuro, quem sabe, eu faça uma faculdade de gastronomia;
     ·          Na mega rampa a gente pega 60 a 70 km\h, só que a gente ta pensando ali na manobra, porque se for pensar na velocidade você sai do foco e ahhhhh... Pode ser fatal;
     ·         As melhores pistas são a do Tony Halk, a da Tent Beach aqui onde nós estamos, em Santo André, e a do Bob Burnquist (mega rampa). Nada como andar nas melhores pistas dos melhores skatistas;

SKATE IN FOCO: Qual é o seu maior sonho como skatista?
 “O meu maior sonho como skatista é ter uma rampa no quintal, poder fazer nela o que eu quiser, a qualquer hora, filmar tudo e mostrar para o mundo. Para alcançar isto, tenho que ter fé. A fé pra mim é você acreditar, lutar, ir atrás dos seus sonhos, seus objetivos e nunca desistir.”

Leonardo Ruiz
Terminando, Italo chamou seu parceiro Leonardo Ruiz, que se divertia com o skate, para bater um papo conosco. Com o olhar firme, determinado, o jovem de 20 anos que há um ano e meio mora na Califórnia, o berço do skate, nos contou um pouco da sua história e dos seus sonhos:

SKATE IN FOCO: Como foi o seu começo no skate?
“Comecei justamente nesta pista, aqui é um celeiro de grandes skatistas. Eu tinha 11 anos e aprendi a andar com um skate do Carrefour que minha mãe me deu.”

SKATE IN FOCO: O que é o skate na sua vida?
“Skate para mim é tudo, eu acordo todo dia pensando em skate, durmo todo dia pensando em skate, ainda mais agora que eu passei para profissional. Comecei a ter mais responsabilidades do que eu tinha antes e agora a minha vida está mais ainda skate, skate e skate.”         

Leonardo Ruiz
SKATE IN FOCO: Qual é o seu maior sonho como skatista?
“Meu sonho como skatista é ter o meu Skate Park. Poder sempre estar evoluindo meu nível, fazendo coisas boas para o esporte e, como todo mundo, viver do skate, fazer dele o meu trabalho. Graças a Deus já está acontecendo e espero dar continuidade em tudo isso.”

Agora sim, chegou à hora da diversão. Os meninos de Santo André pegam seus skates, sobem a escada da rampa e vão fazer o que mais gostam: voar alto em busca de um mesmo sonho.



Skate é vida! Venha dar mais uma volta quarta feira neste blog!

Hey, não se esqueçam de curtir nossa fanpage. Está rolando um sorteio do tênis do Italo Peñarrubia. Corra para o  SKATE IN FOCO e participe! 


Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog