domingo, 9 de novembro de 2014

Tebori, irezumi e horimono – A tatuagem japonesa

domingo, 9 de novembro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0

O Japão é um país com uma cultura milenar totalmente diferente do ocidente, por isso algumas de suas tradições, mesmo possuindo semelhanças, são bem distintas das que nós temos aqui. A tatuagem no Japão é uma tradição muito antiga, tendo quase 12 mil anos de história. No início (10 mil anos A.C.), os japoneses usavam tatuagens para a expressão espiritual ou mesmo para decoração corporal. Em séculos mais recentes, em torno de 300 A.C., as tatuagens ganharam um significado de status, até que, a partir do século II, elas começaram a ser vistas como coisas ruins, pois os bandidos quando eram pegos, tinham a pele marcada para que todo mundo pudesse saber de seu passado vergonhoso. No período Edo (séc. XVIII), com o grande crescimento do Japão, a tatuagem ganhou espaço como forma de arte. Utilizava-se imagens de aquarelas tradicionais, pedaços de madeira e figuras de livros como modelos, e como resultado de muita paciência e dor,  surgia uma belíssima tatuagem. Foi considerada um tipo de punição para criminosos, motivo de orgulho para guerreiros, prova de coragem e identificação para mafiosos e até uma forma para classe popular se expressar contra a repressão. A expressão japonesa para o seu antigo método da tatuagem é tebori, que significa “tatuagem à mão”, e a palavra que designa uma tatuagem feita pelo método de tebori é horimono. Outra palavra mais antiga, mas comum para tatuagem em japonês é Irezumi, que significa “tatuada como uma punição”, muito conhecida por estampar corpos inteiros da yakuza, famosa máfia japonesa.


A tatuagem Tebori consiste na aplicação do pigmento que formará o desenho através de agulhas finas colocadas em um haste de bambu ou de madeira. O método Tebori de tatuagem não é indolor. Os entusiastas desse tipo de tatuagem afirmam que essa dor não é intensa e que os danos à pele são menores, proporcionando uma cicatrização mais rápida. O resultado final é a tatuagem que se chama Horimono. Tatuagem Irezumi muitos traduzem como “tatuagem como punição”. Essa nova forma de ver a tatuagem serviu para torná-la, em determinados círculos criminosos, como prova de resistência contra as leis estabelecidas.  

Tatuador utilizado a técnica Tebori.

Hastes ou agulhas usadas para esta técnica.

Aqui no Brasil não existem muitos tatuadores que utilizam as hastes da técnica Tebori, mas os poucos existentes são muito procurados por quem deseja ter representações pictóricas fidedignas do estilo feudal japonês pelo corpo.

Chegamos então a reta final, fiquem conosco e acompanhem o próximo texto referente a modificações corporais! Você sabe o que é escarificação? Já viu uma língua bifurcada? Então venha conosco e descubra mais sobre esse assunto!!  







 



   

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog