quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PARADA ESTAÇÃO JOVEM

quarta-feira, 12 de novembro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0

São Caetano do Sul

Projeto Skate em Ação

Dentro do tema Cultura Jovem, o esporte radical, representado aqui pelo Skate, tem tido nos últimos anos um incremento no número de adeptos. O apoio cultural, através de projetos desenvolvidos pelas prefeituras, associações e outros órgãos que constatamos nas pistas do ABC, é em grande parte responsável pelo aumento da assiduidade dos skatistas nestes “pedaços”, o que não significa que diminuiu a prática da modalidade nas ruas e praças desprovidas de normas. 
Algo peculiar que observamos neste esporte é o seu poder de integrar ao mesmo tempo, crianças, jovens e adultos, masculino e feminino, distanciando a afirmação de que os esportes radicais e a cultura jovem sejam praticados apenas por adolescentes. Cada vez mais, com o crescimento dessa prática, verificamos um sentimento de jovialidade que o skate proporciona a todos os que o praticam, inclusive os mais “tiozinhos”. Tanto é que alguns projetos destas instituições, inicialmente, limitavam a idade para alcançar apenas os jovens, porém, com a grande procura e a necessidade de inclusão de todos, tiveram que liberar geral, claro, dentro de um contexto de regras.
Ronaldo " O Nadox"
Fomos a campo, chegamos a São Caetano do Sul, a cidade de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, no espaço Estação Jovem, onde Ronaldo dos Santos, o “Nadox”, 40 anos de idade, dos quais 32 anos no skate e seis anos no núcleo de esportes radicais, nos falou sobre os projetos referentes ao skate no município:
“O espaço já existe há 6 anos, é um complexo cultural voltado para jovens, é um centro de referência da juventude. Falando do skate, a gente tem o projeto Skate em Ação, que acontece aqui todas as sextas feiras, das 14h às 18h, e agrega por volta de 500 pessoas por mês, atletas de São Caetano do Sul e de municípios vizinhos que vêm para cá aprender um pouco do esporte de forma educativa.
Temos um carro chefe do nosso projeto de skate que é o Skate Consciente nas Escolas, que hoje agrega 30 mil alunos da rede municipal e estadual de São Caetano do Sul, levando para eles não só o skate de forma prática, mas também a parte teórica, mostrando que o mesmo é o 2º esporte mais praticado no Brasil, o 5º mais praticado no mundo e que gera um mercado bilionário. Outro projeto é a Sessão Old School, que acontece todas as segundas-feiras, das 18h às 20h, voltada para skatistas acima de 30 anos de idade.
Como o skate é um esporte de alta complexidade, que machuca, a gente tem uma enfermagem aqui no espaço. Pioneiramente, adotamos um novo projeto apresentado pelo fisioterapeuta Thiago Lopes, que é a Fisioterapia Preventiva no Skate, ao qual aderimos e está tendo uma grande absorção do público presente. Este é um trabalho que previne lesões, por meio de esclarecimentos e atividades como alongamento e fortalecimento da musculatura. Inicialmente o projeto atende a galera com mais de 30 anos.”
Projeto Skate em Ação
Relativamente à inclusão social através do skate, Nadox chama a atenção para que todos vejam este esporte de forma educativa e preventiva contra as drogas, bem como alerta para um grande mercado de trabalho que se abre:
“Hoje eu uso o skate como forma de inclusão social, para ajudar esses jovens aí, desviar um pouco o caminho que a droga está tomando conta. Então a gente tenta mostrar o esporte como uma porta para eles, para que encontrem o esporte de forma educativa e esportiva na vida.
Muitos pais têm medo, ‘meu moleque está andando de skate, ele vai ser maloqueiro’, nada disso pai. O skate está crescendo a cada dia, ele só perde para o futebol em nosso país em questão de mercado e de esporte. Hoje não assusta mais como assustava antes. Seu filho pode ser o dono de uma marca, um juiz da Confederação Brasileira de Skate, um fiscal de pista, um empresário ou trabalhar em outros segmentos que abrangem este setor.”
Caio Henzon, Alessandro Ferreira e Mayara
Saindo do papo e entrando na pista, deparamos com crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos, se divertindo com seus skates, dividindo os espaços com uma cordialidade espontânea e generosa, um ajudando o outro. Como exemplo, podemos citar Mayara, 27, Caio Henzon, 21 e Alessandro Ferreira, 11, que pela primeira vez estavam andando juntos no Bowl, como se fossem amigos de infância. É como nos disse a Mayara: “o melhor do skate é fazer amizades.” Há apenas 2 anos e meio neste esporte, ainda aprendendo, ela fala que a ajuda e a força dos amigos é fundamental. Freqüentadora também da pista de São Bernardo do Campo as terças feiras, dia em que há um espaço especial somente para as mulheres, ela exalta a adesão da classe feminina a este esporte, que vem crescendo, derrubando preconceitos e conquistando notoriedade.
Ricardo Alves
No Vertical a cena se repetia. Cada um esperava a vez para fazer a sua session, todo mundo vai andando, respeitando o outro, todos na mesma igualdade. Entre os brothers que faziam manobras, conversamos com Ricardo Alves, 16, que desde os 8 anos pratica o esporte e já comemora algumas conquistas e patrocínio, ele tem o sonho de ser um skatista profissional: “Skate pra mim é tudo.”
Jovens na pista
Fizemos uma roda com uma galera que parou de andar para falar conosco, Thiago Santana, 34, Yan Henrique, 11, Igor Mamprim, 20, Joabe, 25, e o monitor da pista Elvis Roque.  De bem com a vida, todos falam do esporte como algo especial, prazeroso, que vem desde herança dos pais a uma válvula de escape contra o estresse e os problemas da vida real.

Na parada Estação jovem aprendemos um pouco mais deste estilo de vida e do valor de grupo que este esporte exerce. Entendemos que o seu crescimento e incentivo através de órgãos públicos, privados e patrocínios se deve a esta observância. Porém, o sucesso está nas mãos dos coordenadores e responsáveis, na sua grande maioria são profissionais do skate e apaixonados pelo que fazem, neste caso o Nadox. 



Hey, não se esqueçam de curtir nossa fanpage. Está rolando um sorteio do tênis do Italo Peñarrubia. Corra para o  SKATE IN FOCO e participe! 

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog