sábado, 18 de outubro de 2014

Body Art e suas origens

sábado, 18 de outubro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0


       Nas décadas de 60 e 70 a arte desenvolve uma relação totalmente nova entre o artista e o corpo: surge a body art, um movimento que confirma o corpo como uma obra de arte ou meio de expressão.

       Procurando as origens da body art no século XX, diversos autores localizam as obras de Marcel Duchamp e Jackson Pollock como duas significativas fontes para o desenvolvimento da arte corporal. Em 1919 Duchamp havia explorado o próprio corpo como suporte para sua arte.
  
      Entre o final dos anos 50 e o início dos anos 60, diversos artistas embarcam em uma   espécie de jogo de apropriação do corpo. O italiano Piero Manzoni assinava pessoas para garantir aos seus portadores um status de obra de arte ambulantes.
                                                    Piero Manzoni assinando mulheres

      Outros artistas de destaque foram Ben Vautier, Gilbert & George, e o francês Yves Klein que se referia as suas modelos como pincéis vivos. Na opinião de diversos autores o artista Jackson Pollock foi considerado o grande precursor do movimento.


          Yves Klein e suas modelos como pincéis vivos
    
      A arte vai de pintura até mesmo à tatuagem, ao ferimento, ao sangue, o suor, a saliva, a auto-mutilação, enfim qualquer reação do corpo para testar a própria resistência, e para chocar o espectador, provocando reações fortes e expressando a violência, ou mesmo sentimentos de raiva. Exemplo desta tendência são os trabalhos de Viennois Gunter, Rudolf Schwarzkogler que morreu em 1969, durante uma performance,  Chris Burden e  Gina Pane.



     Hoje a body art também pode significar uma tatuagem, um piercing, um desenho, uma pintura, ou seja, tudo aquilo que seu corpo pode oferecer agregando um valor simbólico. Atualmente, a maioria das pessoas que expressam o desejo por essa arte faz parte do público jovem, exibindo artes mais exageradas em comparação com décadas passadas, artes extravagantes que superam a bizarrice.


     
      Será que hoje em dia os artistas atuais respeitam as suas origens? Talvez uma arte um pouco mais exagerada e extravagante, mas o corpo está sendo utilizado como forma de expressão e, em alguns casos, como protesto de alguma situação da sociedade. Certamente os artistas do passado aprovariam a arte da atualidade, pelo motivo que estão sendo apresentadas.
  
    Essa foi apenas uma pequena introdução sobre a body art, sempre aos sábados postaremos novos textos sobre o tema, para a próxima semana teremos um texto muito interessante sobre o tabu que as pessoas que aderem essa arte enfrentam no dia a dia. Outros assuntos serão abordados como cultura maori, irezumi (tatuagem tradicional do Japão), e modificação corporal. Acessem nossa fã page clicando AQUI.



 

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog