A
música é sem dúvidas a maior fonte de cultura que uma era pode ter. O som de
uma época é a marca de sua personalidade, se quer conhecer uma geração, ouça
suas bandas. Não precisamos ir muito longe para achar a era regada de Madonna e Cyndi Lauper, ou mais
perto ainda, Spice Girls,
Britney Spears, etc.
Toda
geração é conhecida pelos seus ídolos, é difícil pensar em uma época sem
lembrar das bandas e artistas que fizeram sucesso, pelo contrário, os ídolos
são os seus cartões de visitas. E a era da internet não é exceção, não é
preciso procurar muito para achar as web-bandas e celebridades. Um exemplo
grande seria o próprio Justin Bieber, o contraditório cantor teen, que hoje é
uma das celebridades mais conhecidas mundialmente, “nasceu” na internet, assim
como a maioria das web-celebridades, postando covers de suas músicas favoritas.
Mas como a cibercultura já encontrou o seu lugar ao sol, as estrelas da
internet já não precisam sair da web para serem reconhecidos. Como o sucesso de
um ídolo é feito pelos seus fãs, basta que um Fandom se firme na própria
internet, para que o artista ganhe o reconhecimento merecido, mesmo que o
“mundo real” não ouça suas músicas na novela das oito.
A
internet já provou o seu poder, nós nos comunicamos através dela, nos
informamos por ela, nós praticamente vivemos nela. E a cultura foi apenas uma
consequência, por que as “crianças alienadas que não saem do computador” já
mostraram faz tempo que pixel é arte, e inteligência é byte.
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