segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Trajetória do Graffite

segunda-feira, 13 de outubro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0

 Os seres humanos sempre sentiram  necessidade de se comunicar e se expressar, e encontrou por meio da expressão artística um modo de passar suas mensagens. Graffiti vem do italiano “grafito”, que significa “escrever com carvão”. As pinturas rupestres podem ser consideradas uma forma pré-histórica do grafite e até no Império Romano já utilizavam esse meio para chamar a atenção da sociedade para as questões sociais.
Foi nos anos 70 que este movimento ganhou forma nos guetos americanos. Esses artistas eram chamados de “writes” (escritores), pois escreviam seus próprios nomes ou frases de protesto para chamar atenção da comunidade. Eles escreviam em trens e muros para alcançar o maior número de pessoas possível, e assim a sociedade passou a prestar atenção nos subúrbios.

Rapidamente este movimento se espalhou pelo mundo, e hoje é possível encontrar diferentes tipos, contextos e estilos. Os mais utilizados são wild style, throw up, bombing e o hall of fame e Stencil.

No Brasil, o graffiti chegou no final dos anos 70 nas ruas de São Paulo,  primeiro por meio das pichações poéticas e depois  com a stencil art. Rapidamente este tipo de expressão artística foi ganhando adeptos, tornando-se um movimento artístico de grande influência na capital paulista, chamando atenção de todo o país. Já na década de 1980, alguns grafiteiros(as) tiveram seus trabalhos expostos na Bienal Internacional de Arte de São Paulo e passaram a ser requisitados(as) para eventos e para trabalhos de publicidade. Durante a gestão da prefeita Luiza Erundina (1989 a 1992), grafiteiros(as) foram chamados(as) a realizar intervenções coletivas na cidade, iniciativa que contribuiu para superar  o preconceito de setores da sociedade que confundiam o grafite com pichação. 
Hoje o grafite já é inserido na sociedade como uma forma de arte, e isso devemos a artistas de vanguarda como Alex Vallauri, pioneiro do grafite no Brasil. Vallauri não teve oportunidade de se popularizar nem tampouco conseguiu se consagrar como artista, vindo a falecer com apenas 38 anos.  

Existem galerias e escolas voltadas para esta arte e vários projetos que buscam embelezar a cidade. O graffiti faz parte da vida urbana, é praticado principalmente por jovens e está ligado a diversos outros movimentos sociais, em especial o Hip Hop. Hoje, nomes de brasileiros(as) como “Os gêmeos”, “Eduardo Kobra” e “Crânio” “Nina” e outros(as), são reconhecidos mundialmente. 


Abaixo alguns exemplos de estilos do graffiti:



Stencil
Molde recortado em cartolina, radiografias, ou outros materiais de maneira a criar formas,encostando esse molde a uma superfície, e passando spray por cima, ficando com as formas subtraidas à cartolina, pintadas na parede. Ideal para fazer em superfícies pequenas, é rápido de executar, e permite também reproduzir o mesmo desenho em vários locais.





Throw - Up

O tipo de graffiti mais difícil de definir, mas uma possível definição para refere-se qualquer tipo de graffiti que viva só dos contornos e não esteja preenchido.





WildStyle
Estilo de graffiti nascido em Nova Iorque nos anos 70. É um estilo bastante complexo, que vive muito da intersecção de formas e que normalmente tem um elemento característico que são as setas. O resultado final torna-se algo altamente indecifrável para quem esteja fora do graffiti e, por vezes, até para quem está por dentro.




Bombing
Pode ser considerado qualquer tipo de graffiti ilegal. No entanto, quando se fala de um bombing ou bomb, fala-se de um graffiti na rua (não em comboios ou metropolitanos) e que não se encaixa nas definições de tag (pseudónimo do criador do graffiti, nomeadamente a sua assinatura) ou throw-up (estilo de graffiti, caracterizado mais a frente).



Hall Of Fame
Hall-of-fame é um graffiti mais pensado e mais trabalhado, dando importância não só ao lettering (escrita) , mas também aos fundos e eventuais characters (personagens).

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog