quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A IMAGEM DO LÍDER

quinta-feira, 30 de outubro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0

  

  Você já conhece seu grupo, sabe como o amor de vocês pelo seu ídolo os mantém unidos. Mas quem é esse ídolo, o que ele realmente representa para essa comunidade chamada Fandom?
  O ídolo é uma divindade, um ser maior, é comum os fãs esquecerem que seus ídolos são humanos também, até por que, o que nós amamos é o artista, não a pessoa. É obvio que nós só vemos uma parte do nosso ídolo, é impossível saber o que acontece com eles 24 horas por dia, mesmo assim nós agimos como se essa parte fosse tudo, e daí que eles ficam tristes? E daí que eles vão ao banheiro? O que importa é o glamour, as festas, ou seja lá o que é interessante sobre seu ídolo, nós tomamos essa pequena porcentagem como modelo de vida, é isso que nós queremos, e o fato de ser impossível alcançar faz a imagem deles se tornar ainda mais impressionante! Então nós começamos entendo que ídolos são deuses, eles não são pessoas, eles são MUITO mais que isso, eles são mitos!
  Mesmo sem o ídolo, o fã continua existindo. Quantos fandoms dedicados a bandas que acabaram, ou cantores falecidos ainda se mantêm de pé? Mas uma coisa é certa, um ídolo não existe sem seus fãs. Um artista não é nada se é o único que vê suas obras. Então como conseguir sua própria legião de admiradores?

 Antigamente era preciso muita sorte, ou ótimos contatos para conseguir um lugar pra sua música nas rádios. O rádio já foi um grande ditador de ídolos, hoje em dia não dá pra dizer que ele ainda mantém o poder. Já a televisão ainda possui suas influencias, mesmo que o caminho tenha invertido um pouco com o tempo, as trilhas das novelas costumavam ser os “hits do momento”, não se escutava nada além das músicas da novela das oito. Agora, o grande disseminador de hits é a internet. Sua magia possibilita que qualquer um com a mínima capacidade de produzir sons, possa virar a mais nova sensação do verão! Isso significa que uma música na rede é igual a possíveis fãs em todo o mundo, é possível que qualquer um conheça seu trabalho, e de graça! Coisa que a TV e o rádio preferem não fazer para desconhecidos que tocam violão.
   Faça uma música, suba no youtube e seja famoso, fácil, rápido e indolor.  Mas a fórmula da fama no século XXI  não é tão simples quanto parece, existem muitas variáveis que vão dizer se você pode entrar no clubinho dos ídolos ou não. Nem sempre o fato do seu vídeo chegar à casa de milhares de pessoas é uma boa coisa, se você tem autoconfiança o bastante achar que sua voz parece a da Hayley Williams, enquanto todos os seus amigos te dizem que está mais pra Ke$ha... melhor ouvir o feedback, 72.392.701 views podem não ser tão legais assim.
  A parte boa da internet ter ganho o legado da fama, é que é muito fácil ser ouvido por muitos. A parte ruim é que esse “muitos” somos nós, e nós não somos tão democráticos quanto a Globo. Uma das piores coisas sobre a geração Z, é que nos cansamos muito rápido. De vez em quando alguém lança uma música muito boa (ou não), e nós fazemos questão de deixarmos ela no topo da Top 100 da Billboard, antes de abrirmos os portões do esquecimento eterno. Quem não se lembra de Call Me Maybe, Gangnam Style, What Does the Fox Say? Ou pior, Blurred Lines. Essas pessoas não chegam nem perto do título de “Ídolo”, mesmo assim a internet é sádica, primeiro nós fazemos o mundo todo cantar, e depois descartamos.
  São poucas as exceções, como Justin Bieber que foi levado pela internet até o topo (e sabe-se lá aonde ele foi parar). A maioria dos ídolos criados pela massa da internet fica na internet, já que o Fandom acaba se formando na web não tem por que passá-los para outras mídias. Por exemplo Troye Sivan, Bribry, Lindsey Stirling e Walk the Moon, acabam não se tornando “mega ídolos” por que seus respectivos fandoms crescem na internet, e a internet é grande demais, e separada demais, o que mantém a divulgação do trabalho deles em um grupo muito seleto (o que, honestamente, deixa o Fandom bem mais legal).

  Conclusão, a fama depende de quantas pessoas você atinge com o seu trabalho, e a internet transforma todos em um possível alvo. Agora só falta fazer um cover de Let it Go e esperar os views.

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