domingo, 16 de novembro de 2014

De Vinil a Virtual: A cena musical e a cibercultura

domingo, 16 de novembro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0


   Atualmente é impossível pensar em um mundo sem tecnologia. A população está dependente de seus aparelhos telefônicos. Mas essa massificação trouxe alguns problemas e algumas vantagens ao cenário musical.
   Cada vez mais, menos CD’s são vendidos isso é um fato, agora é mais prático apenas fazer e ouvir no computador, celular ou tablet na hora em que quiser. Não existe mais o prazer de ir à loja e ter o produto real em suas mãos; ver o encarte, colocar o som no aparelho e deixar rolar já não é mais uma prática comum. As gravadoras e artistas tiveram que se adaptar ao fluxo para sobreviver. Como grupos de rock dos anos 80 que estavam no mercado há anos, acostumados a um modelo específico, agora têm que agradar seus fãs mais antigos e também atrair uma nova geração. Como por exemplo a banda U2 que lançou recentemente um cd, e liberou o download do mesmo pelo iTunes vendendo mais de 28 mil unidades.
   Mas, por outro lado, para o público essa mudança fez bem. Com a disponibilização online de todo o conteúdo, mais pessoas passaram a ter acesso aos trabalhos realizados e assim ficam mais conhecidos e mais fãs são adicionados. As redes sociais, e principalmente o YouTube, são os principais meios de divulgar esse conteúdo. Ali você consegue encontrar vídeos, informações sobre o artista, encontrar pessoas que curtem a mesma música que você e compartilhar para quem ainda não conhece. 
   Com toda essa facilidade criada, uma geração completamente nova, que nem sonhava em nascer na década de 1980 tem como gênero favorito o rock nacional daquela época, sem nunca ter vivido aquele tempo ou nem ter um exemplo na família. Esse jovem fala com tanta paixão que é como se estivesse estado lá, e é por meio de vídeos antigos que o som sobrevive, e conseguir encontrar pessoas com o mesmo gosto é uma forma de se encaixar e se encontrar. 
   Para tudo existe um pró e um contra, o que para alguns é fundamental para outros é dinheiro perdido. Tudo está mais fácil, mais rápido e com uma qualidade melhor. Como ainda é nova, as pessoas ainda estão se ajustando a à cibercultura,  porém, ela já é uma realidade, e não tem como voltar atrás, a tendência é ela evoluir cada vez mais.  
   Apesar do avanço das novas tecnologias e com a disponibilidade de inúmeros selos na internet, é uma variedade de lojas de vinil, lp e cd muito grande. Nessa última sexta-feira (16/11), fomos visitar a galeria do rock e aproveitamos e passamos na famosa loja de independentes dos anos 80, antes uma produtora, hoje a Baratos Afins é a pioneira na venda dos títulos mais queridos de todo o rock nacional e internacional. Nós tivemos a honra de conversar com o cara que manda tudo nisso, o grande Carlos Calanca, essa semana disponibilizaremos um trecho dessa conversa em nossa página.

Você perdeu?! Assista:



E aí galera, é com o coração apertado que nós nos despedimos de vocês nesse último post, por isso, trouxemos para você uma reflexão importantíssima. O que será da cena musical com o avanço da tecnologia?! Vocês possuem alguma opinião sobre? Comente aqui para nós os prós e os contras. E não se esqueçam, o nosso encontro em nossa fan page: BRock80. Curta lá e acompanhe as novidades de perto a finalização dess projeto maravilhoso. Foi um prazer estar esse tempo com vocês. Bom começo de semana, bom final de ano e quem sabe nos encontramos por ai! 

Confira o vencedor da promoção CAMISETA TRECHO ROCK!


Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog