domingo, 2 de novembro de 2014

O rock em todo lugar

domingo, 2 de novembro de 2014 - by Blog de Cultura Jovem 0




  Diante do processo de redemocratização do país, o rock nos anos 80 serviu de alicerce para grandes mudanças geradas pelos movimentos sociais. Também contribuiu para que o conteúdo massivo da época abrisse os olhos para cultura jovem, que até então sofria com os reflexos da ditadura. Em suas letras eram abordadas a revolta sobre o governo de então(ou da época) e o sistema de valores que dominava o Brasil. A verdade é, que o rock foi sim um grande ator na transformação da política daquela época, mas isso não seria possível sem o empurrãozinho das mídias. 

  É impossível falar do gênero nesse período sem citar a grande revista Bizz e a rádio 89FM que surgiram no decorrer das mudanças na indústria fonográfica. A história da revista, que representaria toda uma geração, ainda está nas lembranças de qualquer jovem daquela época, que recorda claramente das suas edições clássicas. A revista Bizz, sob direção de Carlos Arruda e José Eduardo Mendonça, lançou em 1985 sua primeira edição nas bancas. Pesquisas levantadas junto ao público presente no primeiro Rock in Rio fundamentaram o lançamento.

  Já a Rádio 89FM, conhecida atualmente como “A rádio rock” surgiu no mesmo ano da revista Bizz. Recentemente foi lançado um livro contando sobre a sua história nos anos 80 "28 anos que mudaram o Rock", escrito pelo jornalista Ricardo Alexandre, autor de outros livros como Dias de Luta que é um livro que faz a reflexão do rock dessa época. A TV não ficou atrás, também teve grande importância para a ascensão do rock na cena musical. Para quem nunca ouviu falar sobre o programa que ocupava as telas nas tardes de domingo da TV GLOBO em 1986, o “Mixto Quente”, tinha em sua programação bandas e artistas consagrados dessa época, como: RPM, Ultraje a Rigor, Kiko Zambianchi, entre outros.  

  De fato, existiram muitos atores midiáticos que contribuíram para a ascensão do rock nessa época, até mesmo os programas com uma pegada pop da época, ou de horário nobre, como o programa do Chacrinha abriram suas portas para as bandas aparecerem. A articulação das mídias de massa com a indústria – e as bandas, claro! – foi  importantíssimo. De acordo com o nosso entrevistado, Roberto Miller Maia, jornalista e radialista da 89FM, “Se você fizer um movimento onde só uma rádio fale sobre isso, não acontece nada”. Toda a mídia voltou suas atenções para o que estava acontecendo na juventude da década de 80, “Com a popularidade do rock, os jornais e os cadernos culturais que já tratavam do rock estrangeiro começaram a tratar do rock nacional, e isso virou uma bola de neve, todos começaram a falar sobre o assunto. ” 

E você, como vê a cobertura da época feita pela mídia? Esses atores foram realmente importantes?Você lembra de mais algum fator de importância para a ascensão do Rock nacional nos anos 80? 
Se você, assim como os nossos entrevistados, tem histórias da época para contar, escreva pra gente. Vamos adorar conhecer a sua versão dos acontecimentos!


Saiba o que está rolando na página do BRock80:

Saiu nessa quinta-feira a nossa visita na rádio 89FM
dá um conferida clica aqui
Está tendo promoção na página do BRock80,
clique e participe: aqui

Nós somos o grupo BRock80, espero que tenha gostado do post sobre a cobertura da mídia nos anos 80. É essa geração que vamos abordar todos os domingos, trazendo curiosidade, novidades, histórias e muito mais. Se você gostou, não esquece de comentar e curtir. E lembrando, está rolando um sorteio na nossa página e muitas coisas novas estão por vim, então não deixem de acompanhar. Nosso próximo encontro é no dia 09/11, com uma grande surpresa para vocês!

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

© 2013 Sala 72. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog